Jane Austen escreveu First Impressions (Sim, esse foi o primeiro nome dado ao romance) entre 1796-1797, antes dos seus 21 anos. Foi publicado em 28 de janeiro de 1813, com o título de Orgulho e Preconceito, tornando-se o livro mais famoso da inglesa.
A autora nos presenteou com esse romance cheio de ironia, elegante e espirituoso, satirizando costumes e os caracteres inconstantes das pessoas daquela sociedade. A cada página sua leitura se torna ainda mais cativante e divertida.
Orgulho e Preconceito nos tranporta para uma Inglaterra rural do século XIX
O livro apresenta a história da família Bennet que tem cinco filhas moças, cujo maior sonho da mãe é casá-las com bons partidos, já que após a morte do seu marido nenhuma terá direito aos bens deixados pelo pai. A chegada de um jovem rico e simpático, Mr Bingley, causa alvoroço na pequena vila, pois ele é visto como um ótimo pretendente.
Charles Bingley vem acompanhado do seu amigo, Mr Darcy, que é um homem muito rico e cheio de preconceitos, e logo se torna arrogante e orgulhoso aos olhos dos moradores da vila. Elizabeth Bennet, segunda filha mais velha, cria uma inimizade à primeira vista com Mr Darcy.
Mas, a inteligência, "o par de belos olhos" e língua afiada da moça fazem com que Mr Darcy mude seus sentimentos por ela. Desse ponto, o livro vai se desdobrando em amores não correspondidos, frustrações, empecilhos sociais, desencontros e o que não poderia faltar; muito orgulho e preconceito, que é a definição exata das primeiras impressões entre os protagonistas.
O No Set está preparando postagens com algumas adaptações dessa bela e sensível obra de Jane Austen. Lá vai uma pequena mostra do que veremos No Set:
"A vaidade e o orgulho são coisas diferentes, embora as palavras sejam frequentemente usadas como sinônimos. Uma pessoa pode ser orgulhosa sem ser vaidosa. O orgulho se relaciona mais com a opinião que temos de nós mesmos, e a vaidade, com o que desejaríamos que os outros pensassem de nós" Jane Austen.
0 :
Postar um comentário